Marta e Maria Estudo Bíblico

marta e maria

Marta e Maria não são mencionadas com freqüência no Novo Testamento, mas seus nomes são bem conhecidos. A história mais famosa sobre eles aparece em Lucas 10: 38-42, mas eles também figuram proeminentemente em João 11: 1-12: 8 e em muitas tradições pós-bíblicas.

Embora os entendimentos contemporâneos de seu significado para a igreja primitiva tenham sido eclipsados ​​pela preocupação acadêmica com Maria Madalena, eles foram altamente reverenciados pelos antigos cristãos, e seu papel nos Evangelhos e além está começando a ser reconhecido.

Quem são Marta e Maria na Bíblia?

Lucas 10: 38-42 retrata Jesus visitando a casa de Marta (compare João 12: 1, que tem o encontro na casa de Lázaro, que não é mencionado na história de Lucas). Sua irmã, Maria, senta-se aos pés de Jesus ouvindo-o.

Marta, “distraída por suas muitas tarefas”, pede a Jesus que diga a Maria para ajudá-la. Jesus responde: “Marta, Marta, você está preocupado e distraído com muitas coisas; há necessidade de apenas uma coisa. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada ”(Lucas 10: 41-42).

Quando a maioria das pessoas lê essa história, muitas vezes imaginam uma dona de casa atormentada reclamando de sua irmã preguiçosa. A suave repreensão de Jesus faz com que seu público cuide do que é importante - sua presença.

No entanto, Marta não é mostrada fazendo o trabalho doméstico, e Jesus não especifica o que a "uma coisa ... a melhor parte" é. Em vez disso, Marta é uma chefe de família que hospeda Jesus; ela está empenhada em muito “trabalho” ou, melhor, “serviço” (grego: diakoniano).

Em contraste, Lucas descreve Maria como uma discípula sentada aos pés de Jesus. Ambas as mulheres estão envolvidas em diferentes aspectos do ministério, ou maneiras de seguir Jesus e seus ensinamentos. A história ilustra como os moradores devem tratar os visitantes.

Mary Stromer Hanson observa que nem fica claro que Maria está em casa com Marta e Jesus; possivelmente, a queixa de Marta é que o discipulado de Maria a levou para longe de casa.

João 11: 1-12: 8 também apresenta as irmãs. Aqui, eles estão localizados em Betânia, e a história gira em torno da ressurreição de Jesus de seu irmão, Lázaro, dentre os mortos. É nos dito que Jesus amou todos os três irmãos (João 11: 5), as únicas pessoas mencionadas pelo nome no Evangelho como sendo amadas por Jesus.

Ambas as mulheres figuram significativamente na história: Marta confessa que Jesus é o Messias (João 11:27), e as lágrimas de Maria levam Jesus a ressuscitar Lázaro (João 11: 28-44). Em gratidão, Maria unge os pés de Jesus com perfume em um banquete onde “Marta serviu” (João 12: 2).

Aqui, Judas a critica por desperdiçar dinheiro, mas Jesus a elogia. Todos os quatro evangelhos contêm histórias de uma mulher que unge Jesus; somente João a nomeia como Maria de Betânia.

Quem são Maria e Marta na tradição cristã?

As irmãs aparecem em muitas tradições pós-bíblicas. Os primeiros cristãos freqüentemente interpretavam Lucas 10: 38-42 como representando vocações ativas (Marta) e contemplativas (Maria). Alguns textos e artefatos posteriores descrevem as irmãs na cruz e ressurreição.

O primeiro uso do título de “apóstolo dos apóstolos” (terceiro século) refere-se a Marta e Maria, não a Maria Madalena. Essa tradição perdura no ícone ortodoxo das mulheres portadoras da mirra sagrada, incluindo Maria, Marta e Maria Madalena.

Os evangelhos mencionam apenas uma Marta, mas várias Marias: Maria de Nazaré (mãe de Jesus), Maria de Betânia (irmã de Marta) e Maria Madalena. Por causa de seus nomes semelhantes, os primeiros cristãos às vezes confundiam Maria Madalena e Maria de Betânia.

Estudiosos contemporâneos têm perpetuado a confusão identificando a Maria mencionada em alguns textos antigos (como o Evangelho de Maria e o Evangelho de Tomé) como Maria Madalena. No entanto, nesses textos, Maria muitas vezes não é chamada de “Madalena”; ela aparece com Martha, ela posa aos pés de Jesus;

ela é criticada por um discípulo; ela é defendida por Jesus ou por um discípulo; e ela é uma discípula amada, elogiada por Jesus. Isto é, a mulher chamada simplesmente de “Maria” é retratada mais como Maria de Betânia do que Maria Madalena.

Esses textos retratam Maria em muitos papéis, desde a mulher que recebe revelações especiais até o ministro missionário e eucarístico que opera milagres (ver Beavis 2013).

Como os evangelhos mencionam tantas mulheres chamadas Mary - e é difícil saber qual delas é -, mais tarde os cristãos tenderam a confundir ou comprimi-las em uma única figura. Os cristãos orientais resistiram a essa conflagração, tradicionalmente considerando as duas Marias como santos distintos.

No Ocidente, no entanto, o papa Gregório Magno pronunciou, no século VI, que a Maria “pecadora” que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7: 36-50) foi Maria Madalena e não Maria de Betânia. Uma lenda medieval francesa popular espalhou essa ideia, retratando Marta, Maria Madalena e Lázaro como missionários no sul da França, onde Maria pregou e realizou milagres e Marta salvou a vila de Tarascon de um dragão, domando-a com uma cruz e água benta.

Muitos cristãos - especialmente na França - continuam acreditando que Maria e Marta estão enterradas na França, longe de sua Betânia nativa.

Comments